Como criar conteúdo para o Instagram

Em meio a tantos conteúdos que aparecem nas redes sociais todos os dias, o que determina qual post chama mais atenção das pessoas?

Os 3 principais requisitos para um conteúdo que dá certo no Instagram são: objetivo, persona e estratégia.

Objetivo

Ao criar conteúdo no Instagram, você deve ter um objetivo – e eles precisam ser mensuráveis.

Os perfis corporativos no Instagram permitem o recolhimento de dados, que incluem informações sobre o comportamento do usuário.

Ao avaliá-las, se torna possível descobrir quais foram os posts que tiveram um melhor desempenho e, a partir daí, replicar o método em outras ocasiões. 

Persona

Já postei aqui sobre persona, mas não custa reforçar novamente.

Sem conhecer seu público ideal – interesses, dores, necessidades, hobbies, tom da conversa, ficará difícil criar conteúdo de qualidade que conecte com as pessoas quer atingir.

Para cada público tem uma forma de falar: jovem, adulto, terceira idade, jovens que só estuda, mães que trabalham fora e assim por diante.

Defina o quanto antes sua persona.

 

Estratégia

É preciso definir uma estratégia: formato de conteúdo, de quanto em quanto tempo vai postar, com quem você vai falar, qual linguagem vai adotar, de que forma pretende “ajudar” seu cliente etc.

É complexo, mas com objetivo e a persona definidos ficará mais fácil.

Analise sempre as métricas disponíveis nos insight dos Instagram, evite repetir temas que não trazem bons resultados, procure postar nos melhores dias e horários (que você vai descobrir através da análise das métricas).

Seguem algumas dicas para criar post para Instagram

* Faça lives. É uma excelente forma de engajar seu público.

* Utilize os Stories, foque em interação, humor e bons conteúdos. 

* Alimente o Feed

* Use hashtags (com bom senso)

* Poste nos melhores dias e horários para sua audiência


Espero que tenha te ajudado com estas dicas.



Um grande abraço!

Cristiane Lima

Empreendo com Digital